Usabilidadena Prática

Não basta funcionar, tem que ser fácil de usar. Entenda como criar fluxos eficientes, eficazes e satisfatórios, reduzindo o esforço cognitivo do usuário.

O que é Usabilidade?


A norma NBR ISO/IEC 9241-11 define usabilidade como o grau em que um produto pode ser usado para alcançar objetivos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico ⁽¹⁾.

Não é uma característica intrínseca do produto, mas um atributo relacional. Depende da interação entre quem usa, a tarefa a ser feita e o ambiente. Eficácia é atingir o objetivo; Eficiência é o recurso gasto (tempo/esforço) para isso; e Satisfação é a ausência de desconforto ⁽¹⁾.

Qualidade de Software


A norma ISO/IEC 9126-1 classifica a usabilidade como uma característica vital da qualidade do software. Ela se subdivide em 5 pilares: Inteligibilidade (entender para que serve), Apreensibilidade (fácil de aprender), Operacionalidade (fácil de controlar), Atratividade (visual agradável) e Conformidade com normas ⁽²⁾.

Um software com boa usabilidade é aquele que é compreendido, aprendido e operado de forma natural pelo usuário ⁽²⁾.

Exemplos práticos de Usabilidade

1. Ajuda Contextual (Just-in-Time)

Em vez de um tutorial intrusivo que bloqueia a tela ('Onboarding Tour'), usamos um botão discreto. Isso aplica o conceito de 'Just-in-Time Learning': a informação é oferecida exatamente no momento da dúvida, respeitando a autonomia do usuário.

2. Divulgação Progressiva (FAQ)

FAQ em formato de accordion, exibindo apenas as perguntas inicialmente.

Para garantir a "Inteligibilidade" e reduzir a carga cognitiva, o FAQ exibe apenas as perguntas inicialmente. O usuário decide o que quer ler, tornando a interface mais limpa e eficiente.

3. Lei de Fitts (Botão Voltar ao Topo)

Botão flutuante de voltar ao topo posicionado no canto inferior da tela.

Focando na "Eficiência" (recursos despendidos), o botão flutuante atua como um acelerador. Ele reduz o esforço motor de rolar a página inteira de volta, otimizando o tempo da tarefa.

4. Consistência (Cards de Leitura)

Grid de cards de leitura com layout consistente entre os itens.

A "Apreensibilidade" (facilidade de aprendizado) é reforçada pela repetição de padrões. Todos os cards seguem o mesmo layout, permitindo que o usuário aprenda a interface uma vez e aplique o conhecimento sempre.

5. Feedback de Estado (Hover)

A "Operacionalidade" exige que o usuário saiba que o sistema respondeu. Mudanças visuais em botões (hover/active) confirmam que o elemento é interativo, prevenindo erros e incertezas.

6. Saída de Emergência (Erro 404)

Página de erro 404 com opção clara para voltar para a navegação principal.

Para manter a "Satisfação" mesmo em caso de erro, a página 404 oferece rotas de fuga claras ("Voltar"). Isso evita que o usuário se sinta preso (Dead End) e reduz a frustração.

Checklist de Usabilidade

Use este checklist para validar se o fluxo do seu sistema é eficaz, eficiente e satisfatório para o usuário.


  • O status do sistema está sempre visível?
  • A linguagem utilizada é familiar ao usuário?
  • O sistema previne erros antes que aconteçam?
  • Existe uma saída de emergência para desfazer ações?
  • A interface é consistente em todas as telas?
  • A carga de memória do usuário foi minimizada?
  • Existem atalhos para usuários experientes?

Referências Fundamentais de Usabilidade

Conheça os livros que consolidaram os princípios de usabilidade e avaliação de interfaces usados até hoje na indústria.

Usabilidade

Usability Engineering

Jakob Nielsen

A obra que definiu as heurísticas de usabilidade usadas mundialmente para inspeção de interfaces.

Ver livro
Usabilidade

Don't Make Me Think

Steve Krug

O guia definitivo sobre como a usabilidade na web deve ser óbvia e autoexplicativa.

Ver livro
Usabilidade

Handbook of Usability Testing

Rubin & Chisnell

Como planejar e executar testes com usuários para medir eficácia, eficiência e satisfação.

Ver livro

Referências

  1. 1.ABNT. NBR ISO/IEC 9241-11: Requisitos ergonômicos para trabalho com escritórios com computadores. 2018.
  2. 2.ABNT. NBR ISO/IEC 9126-1: Engenharia de software - Qualidade de produto. 2001.